É a semana onde o truque é controlar a ansiedade, tentar descansar bem e descontrair antes do grande momento que será a partida para os 115km que separa o Porto Moniz de Machico!
0h do dia 22 de Abril! É a partir daqui que tudo se decidirá, mas até lá todos os palpites são bem vindos... quem será o grande vencedor? Quais serão as surpresas? Pois é, esta é também a semana da especulação e dos prognósticos!
Eu não vou correr, mas estou muito ansioso pelo iniciar da acção desta que é o maior evento desportivo e lúdico da nossa região! E claro está, que também me ponho a olhar para os inscritos e para o perfil da prova e começo a formular hipóteses! Teoria essa que partilho então por cá...
Da lista de inscritos, há os evidentes favoritos, os fortes candidatos, os potenciais candidatos, os grandes atletas que podem surpreender e há os perigosos desconhecidos (sem qualquer desprimor para estes). Aqui vos apresento a minha lista:
Evidentes Favoritos (engrossar a lista seria "batota" vou a limitar a 3 atletas):
- Francois D'Haene - o homem é viticultor, só por isso já ganha pontos! Mas além disso é um atleta nato para ultras, com o seu mais de 1,90 não será fácil de lhe acompanharem a passada... ao que parece gosta de bater recordes... estará o tempo do ano passado do Zach Miller em risco?
- Gediminas Grinius - está já há algum tempo a se ambientar à Madeira, é um atleta extremamente combativo e parece-me um atleta de "força", característica chave para este traçado... estou em crer que andará sempre na frente
- Jordi Gamito - a questão será, terá se poupado na Transgrancanaria? Veio em fevereiro ao Porto Moniz e deu provas que o MIUT é um dos objectivos para este ano... conhece bem a prova e estou em crer que preparou-se muito melhor que o ano passado.
Fortes Candidatos (vamos apenas duplicar o número em relação os "evidentes"):
- Xavier Thevenard - Vencedor em todas as distâncias do Ultra Trail Mont Blanc, é particularmente forte nas provas com mais de 100km! Mas gostará assim tanto dos nossos famosos degraus? Aposto num top5!
- Pau Capell - Não tivesse estado tão bem na Transgrancanaria, diria que era o principal candidato, mas penso que o seu último fantástico resultado poderá lhe custar a vitória cá na Madeira;
- Fabien Antolinos - 4º classificado o ano passado, passou por mim na zona da boca do risco em Larano e ia a apreciar a vista! Fez uma prova em crescendo de 10º no primeiro posto até 4º na final... penso que andará novamente toda a prova no top 10 e com os primeiros lugares em mente;
- Sébastien Camus - foi terceiro o ano passado, e nunca esteve fora do top5 desde o Fanal... este ano andará sempre nos 10 primeiros e dada a sua regularidade andará sempre com os primeiros ao alcance da vista.
- Luís Fernandes - Vencedor dos 85km há 3 anos, vencedor dos 115 há 2 anos, 7º em 2016... conhece a prova como ninguém, esta motivado e fez uma excelente preparação! Sentirá o apoio de todos os madeirenses e já provou que consegue acompanhar o ritmo da elite mundial! Será este o seu grande ano? Eu acredito que pode ser!
- Javier Dominguez-Ledo - é particularmente forte em provas longas e duras. O ano passado foi 3º na Lavaredo e no Buff® Epic Trail Aigüestortes e ainda ficou à frente do Zach Miller no Ultra Trail do Mont Blanc... é um atleta a seguir com atenção. Estou em crer que poderá ser uma das surpresas.
Potenciais Candidatos (Vamos abrir o leque... e revelar 10 nomes)
- Armando Teixeira - Já todos sabemos que o MIUT é das suas provas preferidas e é o único atleta que venceu por duas vezes. Não será candidato à vitória mas pode surpreender;
- Daniel Jung - É um atleta muito rápido, cujo pior resultado listado no ranking ITRA nos últimos 3 anos parece ter sido um 4º lugar! Fica apenas a dúvida de como se adaptará à Madeira.
- Vaidas Zlabys - Não seria favorito não fosse a sua prestação na Transgrancanaria (2º lugar) que demonstrou que está em grande forma. Mas não pagará no MIUT a factura da brilhante prestação na ilha vizinha?
- Diego Pazos - Tem resultados interessantes em importantes provas, como o 4º lugar do CCC do Mont Blanc em 2015 e o 3º na Transgrancanaria de 2016... ainda assim não deverá ter vida fácil para ter lugar no top15 deste MIUT.
- Arnaud Lejeune - Já ouviram falar deste nome em algum lado não foi? Pois é, foi o vencedor do Eco Trail do Funchal 2015! É um atleta fortíssimo em provas com menos de 100km, mas tenho algumas dúvidas para os 115 do MIUT, será certamente um nome a ter em conta para a luta pelo top15.
- Maxime Cazajous - 5º lugar Le Grand Raid De La Réunion 2016 e também 5º lugar na Transgrancanaria 2017. 5º no MIUT? Acho que não... mas andará no top15.
- Manuel Faria - Tem já dois top10, está a treinar bem, com uma boa gestão de quais as provas que escolhe fazer. Escolheu este ano novamente os 115km do MIUT, tem tudo para andar no pelotão da frente, até onde pode ir? Acredito que novamente para o top10.
- Francisco Freitas - Já ganhou os 40km e os 85km... esta em crescimento com excelentes resultados nos últimos anos, já foi ao Mont Blanc fazer top10 no TDS. Conseguirá acompanhar os primeiros, resta saber até onde...
- Leonardo Diogo - já o apelidei de Marco Olmo Português! Para mim o Leonardo é candidato em qualquer prova que participe, tenho a certeza que muitos da elite mundial não o conseguiram acompanhar nas subidas! Até Machico muitos ficaram para trás dele...
- Patrick Bohard - Já venceu e já foi segundo no MIUT. Está na mesma categoria/escalão que o nosso Leonardo, ou seja, haverá uma luta interessante entre ambos para vencer o escalão o que poderá os fazer subir muito na classificação geral! Top 15 em vista!
Perigosos "desconhecidos" (10 atletas sem qualquer desprimor, apenas porque levantam mais dúvidas do que os outros... )
- Tiago Aires - como limitei as entradas nas categorias anteriores sempre com duvida se o colocava ou não, tem que ser aqui o primeiro... tem sem dúvida qualidade para andar na frente com a elite, falta apenas alguma experiência em provas com mais de 100km... será neste MIUT que se vai destacar?
- Giulio Ornati - é um atleta rápido com bons resultados no UTMB (já foi top10), não é dos favoritos mas pode surpreender.
- Gerard Morales - tem corrido essencialmente em Espanha, será na Madeira que terá um destaque internacional?
- Benoit Girondel - Já fez top10 o ano passado, este ano foi 7º na Transgrancanaria... virá para melhor o resultado este ano? Acredito que pode acontecer... um nome a ter em atenção.
- Sebastien Chaigneau - ganhou os 80km da Transgrancanaria, foi treino para o MIUT? Experiência não lhe falta, qualidade também não... vamos ver como resiste aos 115km.
- Sange Sherpa - um nome bem conhecido do Trail Running, como estará nesta prova? A ver vamos, estando bem será top15!
- Freddy Thevenin - excelente resultados em 2014 e 2015... se estiver a esse nível nesta prova, vai andar nos lugares da frente.
- David Quelhas - Atleta até agora de provas mais curtas, mas conseguindo manter o ritmo ao longo dos 115km é atleta para fazer uma boa prova. Aposto num top20.
- Thomas Wagner - é um verdadeiro atleta de ultra trail endurance com excelentes resultados em provas de 100 milhas. Resta saber como vai lidar com ritmo imposto na frente, conseguindo acompanhar dificilmente perde lugares.
- Luca Papi - atenção a este italiano! Faz quase sempre top10 nas provas com mais de 100km em que participa... Não tivesse ele feito 263km em fevereiro (venceu a Transgrancanaria 360º) e estaria muito acima nesta lista!
E aqui esta a minha lista de favoritos! Claro que existem muitos outros atletas de muitíssimo valor na lista de inscritos do MIUT, alias basta dizer que o MIUT é a prova que apresenta se calhar a melhor lista do calendário mundial até o momento! Poderá haver uma surpresa e ganhar um "ilustre desconhecido"? Pode! E é mesmo por isso que eu estou tão ansioso que chegue às 0h do dia 22! :)
Para ir combatendo a minha ansiedade, vou vendo os vídeos das edições anteriores: