A RTPMadeira no seu programa quinzenal denominado Interesse Publico abordou o tema do Trail Running, em concreto a moda do Trail Running, como na minha opinião ficou muito por dizer, decidi deixar aqui a minha opinião (valendo o que vale...) sobre esta "nova" moda...
Primeiro que tudo dou comigo a pensar de como surgiu esta "moda" e lembro-me de como eu próprio tomei contacto com a modalidade e como comecei a "praticar"... Vi algumas imagens fantásticas de trilhos que eu até gostaria de fazer a caminhar, mas que nunca arranjei tempo ou motivação para por iniciativa própria os percorrer, vi que nesses trilhos eram organizadas provas, por sinal muito bem organizadas, com trilhos marcados, garantia de que as veredas estariam limpas e até com direito a abastecimento durante o percurso! Fantástico, tenho mesmo que experimentar isto, foi logo a primeira ideia! Depois pelo facebook vi que aquele meu amigo ou amiga já andava nessas provas, porreiro vou ver se falo com ele para fazer uns treinos e já saber quando é a primeira prova... e daí até a primeira prova, foi mesmo tudo muito rápido... e da primeira prova de iniciação, até um trail longo foi só treinar mais um pouco... e daí até a primeira ultra foi já o entusiasmo a falar mais alto do que a razão e foi me dispor a sofrer um pouco como via os grandes atletas a fazer!
Agora pergunto eu... quantos de nós não foi assim? Pois se calhar muitos ou quase todos!
Pensando melhor sobre o assunto, tenho que registar quais os pilhares fundamentais para que o meu entusiasmo de iniciação nesta modalidade não fosse defraudado... vou enumerar os que me parecem por demais evidentes e que na minha opinião são o sucesso desta nova "moda":
1º - A beleza natural da nossa ilha;
2º - A fantástica organização das provas em que participei, desde limpeza de trilhos, marcações, apoio durante a prova (abastecimentos e claro está fotógrafos nos locais perfeitos para aquela foto que mais tarde vou partilhar) e finalmente uma zona de chegada que na meta faz-me parecer de facto um atleta! Por vezes até me ofereciam um prémio finisher, fantástico para mim que nunca ganhei nenhum troféu em nenhuma outra modalidade...
3º - Estar na linha de partida da prova, olhar em volta e não encontrar adversários mas sim colegas e amigos com o mesmo entusiasmo que eu! Vamos lá desfrutar disto até ao fim e sem me preocupar se fico à tua frente ou não! Eu que nunca tive um espírito assim tão competitivo até não me intimido com este desafio, até o consigo fazer em competição comigo próprio (vamos lá a ver se faço isto em menos tempo que que pensei ontem...) e consigo me divertir com isto tudo, perfeito!
Agora vem a parte mais chata... os contras! Pois também os há... e então vou só referenciar alguns que creio não serem específicos do Trail Running, mas sim de tantos outros aspectos da vida em si, sempre na base de que o que é em exagero não é normal e claro está é tudo menos saudável! Treinar, sem orientação ou qualquer acompanhamento "especializado/médico" correndo todos os dias cada vez mais distancia e cada vez mais rápido sem o mínimo planeamento, inscrever-se em todas as provas e querer terminar todas sempre uma mais rápida que a outra... só pode trazer problemas! No Trail Runing como na vida é fundamental que impere o bom senso, ser ambicioso não tem mal... mas exige um sacrifício que nem todos têm disponibilidade para fazer.
Não posso deixar também de aqui confessar uma preocupação... então se demasiado treino, demasiadas corridas, enfim o exagero de km´s nas pernas não é saudável... será saudável para a modalidade em si o exagero de novas provas? Novas provas que não se percebe bem o porquê... além de que viram os outros fazer e se calhar até conseguiam aproveitar a moda e ter algum "destaque/lucro" nisto para "mim"... mas faço outra pergunta, e se a primeira prova que eu fiz não tivesse a qualidade que teve? Não tivesse abastecimentos para eu elogiar, não tivesse um percurso bem sinalizado, não tivesse uma zona de meta que parecia uma festa... teria eu ficado com boa impressão desta competição ou teria eu pensado que mais valia ir para serra num dia em que não houvesse esta confusão!
Outra questão sobre ambição versus capacidade... fazendo novamente referência ao painel do programa Interesse Público - A Moda do Trail, vejo duas organizações (Clube Aventura da Madeira e Clube Montanha do Funchal) em representação de dois dos maiores eventos de Trail Running/Sky Running da região (e por acaso até do Mundo! Pois estão ambas no Campeonato Mundial das respectivas modalidades) e dizem ambos que levam quase um ano a preparar a sua prova! Vejo que de facto ao longo do ano se organizam outros eventos são como que em complemento dessa prova principal (caso do Clube Montanha com o Ultra Trail em São Vicente/Porto Moniz - percurso inicial do MIUT)... ou seja não parece sobrar muito tempo para além do dedicado ao seu evento principal! Vejo depois uma outra organização - no caso Diário de Notícias da Madeira, que apresenta um projecto que engloba uma prova principal que é o Eco Trail do Funchal (que tem o seu valor conseguindo colocar o Funchal ao nível de um muito exclusivo grupo de grandes cidades europeias) mas que paralelamente organiza uma prova em cada concelho da Madeira, isto é, mais 11 provas, para além de mais uns Trail Camps... enfim se se critica um atleta por treinar/correr para além das suas reais capacidades... não devemos também questionar uma organização que se mete em desafios que parecem ir além das suas capacidades?
Ressumindo, o trail running está de facto na moda, mas sem bom senso, sem ponderação quer do lado dos atletas na sua preparação quer ao nível das organizações, não é possível manter os elevados níveis de qualidade que sempre caracterizaram as provas que se realizam na nossa Ilha, termino dizendo que muitas vezes "less is more!"
Aqui fica o link para o programa: http://www.rtp.pt/programa/tv/p32494/e9