Um pequeno artigo de opinão sobre o ano de 2015 do Trail Running e Sky Running na Madeira.
Sem dúvida o ano do verdadeiro "boom" do trail running na ilha da Madeira, com recorde de inscritos por provas, com cada vez mais atletas promissores a surgir, com o nível qualitativo das organizações a subir e cada vez mais com a afirmação da Ilha da Madeira como um autêntico paraíso para a prática das modalidades de Trail Running e Sky Running.
Deixo-vós aqui um pequeno resumo do que foi esta época, com os destaques que me parecem relevantes (claro está é apenas a minha opinião).
Atleta do Ano de Trail Running
Luís Fernandes
Epóca excepcional deste atleta que finalmente afirma-se no panorama Nacional e surge como uma grande esperança a nível mundial! A sua vitória no MIUT 115 foi apenas para os mais distraídos uma surpresa, dada a constante evolução, dedicação e força de vencer que o atleta tem vindo a apresentar ao longo dos últimos anos. Esta que foi a primeira vitória de um atleta madeirense numa prova já de TOP Mundial como é o MIUT. Destaque para o facto do atleta ter ficado no TOP5 de todas as provas em que participou a nível nacional, tendo até só por uma vez (Ultra SkyMarathon de Santana) ter estado fora do pódio! Que mais se pode pedir? :)
Organização do Ano
Clube Montanha no Funchal - MIUT 2015
A primeira prova na ilha da Madeira com mais de 1000 atletas inscritos! Organizar uma travessia da ilha, com atletas em prova por mais de 30 horas requer dedicação, coordenação, capacidade, conhecimento, sacrifício e muita entre ajuda! O Clube Montanha do Funchal montou uma prova excepcional onde não faltou nada tanto ao primeiro atleta a controlar cada posto como aquele que andou no limite das barreiras horárias! Fantástico rigor no cumprimento dos presupostos de segurança, deste a limpeza dos percursos à sinalização dos mesmo e até ao cumprir das barreiras horárias essenciais numa prova tão longa e com tantos atletas!
Prova do Ano
Trail Porto da Cruz Natura
Uma prova que integrará o Campeonato Nacional de Ultra Trail Running em 20016, este ano foi uma afirmação sobretudo a nível regional, com uma participação em massa (850 inscritos) num único dia de competição enchendo a pequena Vila do Porto da Cruz e tornarando está prova uma verdadeira festa de Trail Running Regional. A prova foi disputada desde o primeiro controlo até à meta, fazendo com que no final dos 43km a diferença do 1 classificado para o 3 terceiro fosse de cerca de 2 minutos! A vítoria foi do Tiago Silva, mas com o Luís Fernandes e Nuno Silva ao alcance da vista!
Atleta Revelação
Marco Silva
Talvez mais do que uma revelação uma afirmação nas provas de Trail Running. Primeiro grande momento no MIUT 17km, depois no Trail de Coração na Natureza, brilhante resultado no Madeira Uphill 2000, surpresa (ou talvés não) a dar luta ao consagrado Julian Chorier no Funchal Eco Trail 40km e finalmente surpreendente vitória no Trail da Calheta!
Campeões do Ano
Luís Fernandes, Tiago Silva, Ricardo Gouveia, Cristina Nascimento, Lúcia Franco
Fantástico ano para os atletas madeirenses, a dominarem os títulos nacionais da modalidade.
Campeoão Nacional de Ultra Trail Endurance - Luís Fernandes
Campeoão Nacional de Sky Race - Tiago Silva
Campeã Nacional de Sky Race - Lúcia Franco
Campeonão Nacional (e Regional) de Km Vertical - Ricardo Gouveia
Campeã Nacional (e Regional) de km Vertical - Cristina Nascimento
Simplesmente brilhante!
Atleta Internacional
Leonardo Diogo
Cada vez mais conhecido internacionalmente! Uma referência já a nível mundial do trail e sky running português, com a mais que merecida monemação para atleta do ano na Gala do Desporto Nacional. Brilhantes resultados nas provas de Sky Running a nível mundial e sempre a um nível excepcional em todas as provas em que participa! Destaque para o seu top 10 no MIUT!
Atleta Feminina
Lúcia Franco
Passou todo o ano a dominar as provas longas de Trail Running e Sky Running (Vice-Campeã Nacional de Ultra SkyRunning, e Campeã Nacional de SkyRunning) e foi aos Pirineus conseguir um verdadeiro brilharete! Fantástico!
Atleta Dominador
Cristina Nascimento
Dominou por completo as provas de KM Vertical na região! Venceu tudo o que houve, Km Vertical do Fanal, 1/2 Km Vertical dos Prazeres e finalmente o Km vertical do Funchal, é caso para dizer "mais houvesse!" :)
Quadro de Honra de 2015
Ricardo Gouveia e Tiago Silva
Ricardo Gouveia - Campeão Nacional e Regional de Km Vertical, a dominar por completo as subidas nos trilhos da região! Apenas não venceu o 1/2km vertical dos prazeres... porque não participou! :)
Tiago Silva, ganhou tudo aquilo em que particiou à excepção do KM Vertical do Fanal. Desde a primeira grande vitória do Trail Porto da Cruz Natura, até tornar-se campeão nacional de Sky Race. Está mais à vontade nas provas de estrada, mas é um atleta excepcional também nos trilhos! Que venham muitas mais particpações em 2016! :)
Orgulho Madeirense
Madeira Island Ultra Trail e Ultra SkyMarathon de Santana
Ambas as provas integradas nos calendários da elite Mundial das respectivas modalidades! A verdadeira afirmação a nível mundial da Madeira como um local perfeito para a prática destas modalidade e com organizações ao nível do melhor que se faz pelo mundo fora! Pensar que esta pequena ilha no meio do Atlântico teria um dia duas provas de referência mundial seria um sonho apenas presente naqueles mesmo muito sonhadores a um par de anos atrás!
O MIUT é cada vez uma referência mundial e reconhecidamente a melhor prova nacional de longe! É cada vez mais referido como a "Meca" do trail em Portugal e quem não sabe o porquê, é simplesmente porquê ainda não fez a prova!
O Ultra SkyMarathon em Santana é um retrato do que de melhor a Madeira oferece para os atletas de Sky Running, ir do mar às nuvens numa mesma prova e num único concelho, deve ser único no mundo!
Nota também para Ultra Trail do Porto da Cruz que a partir de 2016 passará a integrar o Campeonato Nacional de Ultra Trail, organizado pela ATRP.
Agora também é importante referir os menos... vem aí duas nota para os aspectos menos bons de 2015.
Prova menos conseguida
Trail do Campanário
Simplesmente por uma má decisão de colocar a prova a iniciar-se às 18h numa das zonas mais quentes da ilha e numa altura em que é normal estar calor. Percurso também duro para a distância e com demasiadas subidas/descidas "próximas".
Momento desnecessário
Polémica em torno do Madeira Trail Series by Diário de Notícias
Um projecto que ninguém por dentro do Trail entende verdadeiramente... o emergir no valor comercial de uma modalidade em que quase todos entram por diversão e em que as organizações sempre se apoiaram numa base solidária e de voluntariado. Um projecto assente no forçar de uma posição de força perante outras organizações o que levou a que de parte a parte houvesse momentos menos bons. Neste momento divide ainda opiniões sobre este projecto cuja mais vália para a região está ainda por provar.
Como resumo do que se passou a nível mundial (sem tocar em polémicas) e apenas referindo o evoluir da modalidade cá está a notícia do ano:
Momento Marcante
Integração do Trail Running no Atletismo
Ainda que com muita incerteza em torno desta decisão e qual o seu verdadeiro impacto no futuro da modalidade, foi um primeiro passo na afirmação do Trail Running como uma modalidade desportiva (no verdadeiro sentido da mesma).
Ainda com espaço para umas notas finais e porque esta modalidade é tão apaixonante por toda a envolvente das provas e por todos os que nelas participam ficam mais umas referencias...
Mais alguns atletas em destaque em 2015
Francisco Freitas - Brilhante vitória no MIUT 85, fantástica estreia em provas internacionais!
David Martins - Sempre constante, cada vez mais uma presença segura nos primeiros lugares de todas as provas em que participa!
Manuel Faria - Sempre uma referência do trail regional, quer pela sua personalidade, maneira de estar, mas também pela sua afirmação já a nível nacional e internacional
Flavio Remesso - Atleta cuja velocidade é já imagem de marca, candidato à vitória em todas as provas que participa
Jorge Pimenta - Atleta nato, faz parecer fácil andar sempre nos lugares da frente!
Renato Andrade - Sempre a evoluír e sempre na parte dianteira do pelotão!
Bruno Fernandes - Verdadeira máquina de trail! Sempre forte em todas as provas, com um brilhante pódio do Trail de Câmara de Lobos
Bruno Dantas - Uma surpresa para alguns, mas prova que há muitos bons atletas a surgir! Fantástico na sua vitória no trail de Câmara de Lobos.
Ramiro Alves - Diz-se que a idade é posto, neste caso o posto do Ramiro é quase sempre nos 10 primeiros da geral! Fantástico!
Sidónio Freitas - Já ouvi a palavra "dinaussauro" associada ao Sidónio, até lhe fica bem por ser dos atletas que a mais tempo prática Trail, mas está cá para continuar a ser uma referência dos top 10 de qualquer prova!
Para aqueles cujo nome não fez parte destas referências de 2015, volto a relembrar que este é apenas um artigo com a minha opinião, mas 2016 está aí à porta e com muitas boas provas para fazer-se ainda mais história e levar ainda mais longe do nome da Madeira no mundo do Trail e Sky Running!