O Engenho do Porto do Cruz recebeu a apresentação do II Trail Porto da Cruz Natura. O evento acontece dia 9 de Agosto e conta com cerca de 850 atletas confirmados, distribuidos pelas 3 provas:
- Trail Curto 10km - 367 Atletas
- Trail Longo 22km - 300 Atletas
- Ultra Trail 43km - 173 Atletas
A prova do Porto da Cruz foi apresentada por Hugo Marques, com Ricardo Franco, Nuno Gonçalves, Renato Nóbrega e Luís Fernandes (campeão nacional de Trail Running Endurance).
Hugo Marques, assumiu o compromisso de juntamente com toda a sua equipa trabalhar arduamente, para que no dia 9 de Agosto tudo esteja perfeito de tal forma que os 850 inscritos possam desfrutar de um evento que é idealizado pensando exactamente nos atletas e na promoção do Porto da Cruz como local ideal para a prática de Trail Running. Para o director da prova, um evento desta dimensão só consegue ter sucesso com o apoio de uma estrutura sólida e experiente, como tem o Clube Montanha do Funchal, que consegue mesmo antes do dia da prova certificar-se que tudo o que é necessário para o bom decorrer de uma prova desta envergadura e logística, está garantido ou bem encaminhado.
O presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, aproveitou o momento para destacar a importância da prova para a dinamização da economia na freguesia do Porto da Cruz e sucesso da organização da prova (Junta de Freguesia do Porto da Cruz) ao conseguir um número de participantes tão elevado.
Nuno Gonçalves, presidente do Clube Montanha do Funchal e um dos "fundadores" do Trail Running na região, realçou o mérito desta organização que já a algum tempo vem a dar provas de competência na modalidade, revelando a satisfação de colaborar em mais "projecto" que acima de tudo promove o Trail Running na região, mas que no seu entender até já apresenta qualidade para dar o salto e ser integrado numa competição nacional.
Renato Nóbrega apresentou o âmbito cultural deste evento no Porto da Cruz, explicando a ideia por de trás dos prémios que serão entregues no dia de competição, mais de 160 troféus em azulejo pintados "à mão" que o mesmo está a preparar, onde integra um "motivo" (representação gráfica) com registo único na freguesia do Porto da Cruz.